Vestibular, Enem e outros concursos

 

Todos os anos milhares de adolescentes estão enfrentando os vestibulares, as provas do Enem e outros concursos. A fim de alcançarem bons resultados nestes exames, os jovens devem buscar aumentar o autocontrole emocional, além é claro de progredirem aprendendo os conteúdos das aulas e apostilas.

São tantas necessidades simultâneas, como a carga de escolher uma profissão, a ansiedade e possivelmente pressão que os pais tem sobre o jovem, a alternância de emoções natural desta idade... em meio a tudo isso, ainda a premente possibilidade de frustração nas provas.

Preparamos algumas dicas para ajudar os alunos:

-> Procure conversar com pessoas que lhe apoiem de maneira harmoniosa. Não é o momento para inaugurar ou se envolver em conflitos.

-> Pense e eleja as suas prioridades, esforce-se em focar bastante no estudo se você deseja mesmo passar. Saiba que você pode ler publicações variadas, assistir a vídeos ou aprender a tocar um instrumento depois, sem grandes prejuízos.

-> Reconheça que as suas verdadeiras escolhas podem não agradar a todos. Se for preciso se impor de alguma forma, procure abrir espaço para o que lhe for mais genuíno.

-> Procure guardar a sua energia para as leituras e exercícios que exijam bastante concentração. E se você perceber algumas vezes que não está bem disposto, pare, relaxe e volte aos livros em outro momento sem culpa.

-> Envolva-se pelo menos algumas horas por semana em uma atividade física, isso irá fortalecê-lo para as jornadas de estudo.

-> Nos dias de prova, nada é mais importante do que você responder às questões com os conhecimentos que você adquiriu. Se você se perceber receoso, imagine que você está preenchendo os exercícios em casa, tranquilize-se e escolha as alternativas de maneira confiante

-> Se você estiver nervoso no dia da prova, programe fazer algo agradável depois de sair dos exames, imagine-se satisfeito de ter enfim terminado esta jornada. Pensar isso no dia da prova irá lembrá-lo de que existem muitas coisas boas a fazer e depois das obrigações, você estará livre para todas elas.

Autora: Psicóloga Emanuele Menegat, CRP 07/13.893.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha