Líder organizacional contemporâneo

 

Diante do cenário inconstante em que as organizações atuam, chama-se atenção para colaboradores com o perfil de líder, afinal são os líderes que influenciam positiva e diretamente o ambiente organizacional atualmente. 

É importante haver o entendimento da diferença entre “chefe” e “líder”. Chefe é um indivíduo que utiliza o poder que o seu próprio cargo oferece, muitas vezes, mas nem sempre, age de maneira autocrática e autoritária; enquanto o líder é alguém que independe do cargo para influenciar e incentivar toda uma equipe, tornando-se uma referência para os demais na organização. Fica evidente assim que nem todo líder é um chefe, e nem todo chefe é um líder.

Com um arsenal de técnicas que as mais diferentes correntes de desenvolvimento de liderança oferecem, pode-se aprender a desenvolver habilidades comportamentais e gerir as competências necessárias para se tornar um líder dentro da organização. 

Ressalta-se que para desenvolver tais competências de liderança é preciso antes mapeá-las. Há algum tempo denominava-se o mapeamento das competências do líder com a sigla “CHA”. Hoje já se utiliza o termo “CHAVE”, que considera habilidades tais como:

C – Conhecimento adquirido, também conhecido como expertise no mundo corporativo

H – Habilidades 

A – Atitudes/Ações 

V – Valores integrados à função 

E – Entorno, refere-se a todo o meio organizacional 

Diretamente ligado a todas as competências está o ambiente corporativo e o ambiente econômico. Liderar uma equipe de alto desempenho não parece tarefa simples no cenário atual de recorrentes mudanças. Será que estamos devidamente preparados para sermos o líder que a empresa precisa? 

Se estas questões são capazes de causar inquietações, o primeiro passo já foi dado: desejo de sair da zona de conforto. A liderança organizacional contemporânea exige que haja um certo incômodo com a inércia e engajamento em mudanças, o que requer aprendizado contínuo.

Pontuamos a seguir algumas estratégias para auxiliar na liderança organizacional no dia a dia. 

Primeiramente devemos atentar a que o líder trabalha diretamente influenciando pessoas. Ele deve se interessar por suas necessidades, buscar minimizar os prejuízos das comunicações enter líder e liderados e observar e atuar de acordo com o nível maturacional de cada membro de organização ou equipe.

Gerenciar a comunicação assertiva a favor de ensinar, mostrar, apoiar e compartilhar conhecimento com a equipe é fundamental. Deve estimular em momentos propícios a criatividade e ideias inovadoras por parte dos demais colaboradores.

Por fim, o líder deve buscar criar desafios para ele próprio, espelhando-se em referências e modelos de sucesso, ele deve gerir inclusive a si mesmo.

Essas são algumas estratégias de gestão de pessoas utilizadas em empresas contemporâneas que buscam destaque em seus resultados. Investir no desenvolvimento de pessoas é fortalecer a empresa para o sucesso

Autora: Psicóloga Amanda P. Horn Silva, CRP: 06/124692.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha