Redução do estresse em tratamento online para o TEPT

 

Pacientes voluntários falantes do idioma Alemão e classificados com Transtorno de Estresse Pós Traumático participaram de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Zurique - Suíça, entre 2003 e 2004. 

Os pesquisadores quiseram verificar se a eficácia da terapia cognitivo comportamental ocorre também em psicoterapia online, assim como já é sabido que se dá no consultório convencional. mesma forma sobre o fator da relação terapêutica, como diversos estudos anteriores já constataram que um bom vínculo entre paciente e terapeuta auxilia na obtenção de resultados positivos em terapia, a pesquisa se propôs a avaliar este elemento na interação online.

Metodologia

Metade dos participantes recebeu tratamento cognitivo comportamental em sessões escritas orientadas por psicólogos experientes. A outra metade permaneceu na lista de espera para a terapia, constituindo o grupo de controle necessário à comparação dos resultados.

Durante as sessões, na primeira fase da terapia, foi solicitado aos pacientes do grupo de pesquisa que escrevessem sobre seus pensamentos mais dolorosos relacionados ao evento traumático que havia desencadeado o TEPT.

Na segunda fase, os psicólogos promoveram junto aos pacientes, psicoeducação sobre reestruturação cognitiva, a fim de vislumbrarem as novas perspectivas sobre o evento traumático e a instauração de sensação de autocontrole.

Na terceira fase, foi elaborada uma carta com cada paciente participante das sessões, em que puderam compartilhar socialmente, com uma pessoa escolhida por eles, as elaborações emocionais e cognitivas desenvolvidas ao longo do processo terapêutico online.

Os pacientes seguiram em contato com os pesquisadores após 3 meses do término das sessões escritas, o que permitiu ao fim deste período a avaliação sobre a continuidade dos benefícios da terapia online.

Ao longo de todo o processo, os pacientes foram encorajados a responder escalas avaliativas sobre estresse, depressão, ansiedade e relação terapêutica.

A pesquisa indica a presença de forte aliança terapêutica e redução do estresse no tratamento online para o TEPT.

Resultados

74% dos pacientes que participaram das sessões escritas reduziram todos os sintomas associados ao TEPT, enquanto 21% dos pacientes do grupo de controle também obtiveram melhora (possivelmente alguns deste grupo passaram a se sentir melhor ao serem contatados pelo serviço de terapia, e saberem estar em vias de iniciarem o tratamento).

A relação terapêutica online foi considerada como pessoal e positiva por uma média de 80% dos pacientes pesquisados.

Publicação original: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1885249/

Autora: Psicóloga online Carine Campos, CRP 12/10.960

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha