Mulher atual

 

As mulheres vem conquistando cada vez mais o mercado de trabalho e sua independência financeira, mesmo assim elas seguem sendo as principais responsáveis pela organização da casa e pelo cuidado com os filhos e demais familiares.

Se a mulher estiver sobrecarregada, pode baixar a guarda e ver se aproximarem alguns sentimentos de desvalorização, insegurança, ansiedade, irritabilidade e baixa autoestima.

Quando a mulher trabalha o dia inteiro fora, torna-se de suma importância a divisão das tarefas pelos familiares para amenizar a possibilidade destas graves consequências.

Se a mulher tiver um companheiro, para que exista um bom ambiente familiar, o casal deve ter uma forte aliança, deve conversar com respeito, aprender a lidar com os conflitos e com as mudanças necessárias. Diferente disso, toda a família acaba sofrendo dos revezes do cansaço e da sobrecarga que impõe à mulher, seja através das brigas que começam a ser mais frequentes, dos prejuízos profissionais ou mesmo depressão.

Para que todos saiam ganhando, é importante manter as tarefas e os relacionamentos em um nível confortável e agradável à toda a família. Nem sempre estas mudanças são fáceis. Para torná-las viáveis, muitas vezes a mulher pode contar com apoio de terceiros ou de alguns materiais. Existem muitos livros ou sites com dicas de como tornar este equilíbrio possível. Através deles a mulher pode até mesmo compartilhar e discutir os conteúdos com seu companheiro.

Ao andarem no caminho da divisão de tarefas e do aprimoramento das relações, os envolvidos podem se interessar por leituras de como outras pessoas resolveram estes problemas, ou mesmo com ajuda profissional que pode trazer possibilidades ainda não imaginadas. 

Quando a família consegue ter um bom diálogo e chegar a um consenso, renova-se o sentimento de esperança e confiança, essenciais para superar as dificuldades impostas pela vida cotidiana. É fundamental não desanimar e procurar por melhores soluções.

IMPORTANTE: Ao retomar o sentimento de autoestima elevada a mulher reforça a sua capacidade de reconhecer o seu valor, tende a ser mais positiva, consegue identificar e reconhecer tanto as suas qualidades quanto os seus defeitos, e vê estes aspectos com mais naturalidade.

Vale lembrar que é possível fazer as mudanças de maneira saudável e sem pânico.

Autora: Psicóloga Emanuele Menegat, CRP 07/13.893.

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha

Faça o seu cadastro aqui

Sou cadastrado | Esqueci minha senha